quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Lentilha da Sorte

Oi gente!! Lentilha é um prato que eu particularmente gosto muito, pois ele além de substituir o feijão, é um prato delicioso, fácil de se preparar e muito barato!
Para quem segue algumas tradições, a lentilha é um prato que não pode faltar de jeito nenhum na ceia de Ano Novo, pois junto com essa tradição vem a crença de que ela nos traz muita sorte e muita fartura durante todo o ano que se inicia. Bom, eu como curto essas coisinhas tradicionais, não deixo faltar esse prato na minha ceia de Ano Novo e por isso vou compartilhar essa receita com vocês!

Bóra lá?

Ingredientes:
500 grs de lentilhas escolhidas e lavadas
3 colheres (sopa) de azeite
100 grs de bacon picado
3 dentes de alho amassados
1 cebola pequena ralada
3 paios defumados picados
2 gomos de linguiça calabreza defumada picada
2 folhinhas de louro (opcional)
Água suficiente para cozinhar as lentilhas e ficar com caldo
Sal e pimenta-do-reino á gosto

Modo de preparo:
Deixe as lentilhas de molho em água por 1 hora.
Numa panela de pressão, coloque o azeite e o bacon e deixe fritar. Coloque a cebola, deixe murchar, junte o alho, deixe fritar e junte os paios e as linguiças e frite bem.
Coloque as lentilhas escorridas, o louro, o sal, a pimenta e a quantidade de água suficiente para cozinhar as lentilhas e ficar com caldo. Cozinhe até que as lentilhas estejam amolecidas.
Sirva quente e se quiser polvilhe com salsinha e cebolinha verdes picadas.

Dica: Caso queira, coloque 1 colher (café) de pimenta malagueta ou pimenta dedo de moça. Eu prefiro a dedo de moça por ser menos ardida que a malagueta. Mas isso fica a seu critério!
O azeite pode ser substituído por óleo, mas não abuse da quantidade, pois o paio, a linguiça e o bacon já possuem bastante gordura ok?

Um abraço! Boa Sorte! E se gostarem me contem!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ola! Muito obrigada por visitar o Frango e também por se disponibilizar a comentar as postagens! Fique á vontade para interagir e seja muito bem vindo (a)!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...